EM QUANTO TEMPO A CAFEÍNA DE UMA XÍCARA DE CAFÉ FAZ EFEITO?
Nos dias de hoje, bilhões de pessoas utilizam a cafeína para acordar ou para ficar acordado até tarde da noite ou para melhorar o ânimo no final da tarde.
20 Minutos! Uma xícara de café pode levar apenas 20 minutos para atingir a corrente sanguínea e cerca de 1 hora para atingir a eficácia total. Porém, isso pode variar em pessoas que já são acostumadas a tomar café!
De fato, esse estimulante natural é um dos ingredientes mais usados no mundo. Um fato negativo é que a cafeína é frequentemente mencionada por seus efeitos prejudiciais no sono e na ansiedade se tomada em hora errada ou em dosagens acima do ideal.
No entanto, estudos também relatam que possui vários benefícios à saúde.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Como a cafeína funciona?
Uma vez consumida, a cafeína é rapidamente absorvida do intestino para a corrente sanguínea. A partir daí ela viaja para o fígado e é decomposta em compostos que podem afetar a função de vários órgãos. Dito isto, o principal efeito da cafeína está no cérebro.
Adenosina: Esse neurotransmissor tem função de nos relaxar e mandar mensagens ao cérebro mostrando que você está cansado.
Normalmente, os níveis de adenosina aumentam ao longo do dia, deixando você cada vez mais cansado e fazendo com que você queira dormir.
A cafeína ajuda você a ficar acordado conectando-se aos receptores de adenosina no cérebro sem ativá-los. Isso bloqueia os efeitos da adenosina, levando à redução do cansaço.
Adrenalina, dopamina e noradrenalina: Também pode aumentar os níveis de adrenalina no sangue e aumentar a atividade cerebral dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina.
Essa combinação estimula ainda mais o cérebro e promove um estado de excitação, atenção e foco.
Atualmente, 80% da população mundial consome um produto com cafeína todos os dias.
Abaixo estão as quantidades de cafeína esperadas por porção de 240 mL de algumas bebidas populares:
Café expresso: 240–720 mg
Café: 102–200 mg
Erva-mate: 65–130 mg
Bebidas energéticas: 50–160 mg
Chá fabricado : 40–120 mg
Refrigerantes: 20–40 mg
Café descafeinado: 3–12 mg
Bebida de cacau: 2–7 mg
Leite com chocolate: 2–7 mg
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Quanto mais café melhor?
A cafeína tem a capacidade de bloquear a molécula de sinalização cerebral adenosina.
Isso causa um aumento relativo de outras moléculas de sinalização, como dopamina e noradrenalina
Pensa-se que esta mudança nas mensagens cerebrais beneficie seu humor e função cerebral.
Porém, quando se trata de humor, mais cafeína não é, necessariamente, melhor.
Um estudo constatou que uma segunda xícara de café não produzia mais benefícios, a menos que fosse consumida pelo menos 8 horas após a primeira xícara.
Café e outros benefícios
- longevidade: beber café pode diminuir o risco de morte prematura em até 30%, especialmente para mulheres e pessoas com diabetes.
- prevenção de gota: beber, regularmente, 4 xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver gota em 40% nos homens e 57% nas mulheres.
Lembre-se de que o café também contém outras substâncias que melhoram a saúde. Alguns benefícios listados acima são causados por outras substâncias além da cafeína.
Segurança e efeitos colaterais
Alguns efeitos colaterais associados ao excesso de ingestão incluem ansiedade, inquietação, tremores, batimentos cardíacos irregulares e problemas para dormir.
Além disso, a cafeína pode atravessar facilmente a placenta, o que pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou baixo peso ao nascer. As mulheres grávidas devem limitar sua ingestão.
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf