BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE ANTIOXIDANTES
Dica do nutricionista Dr. Henrique Casal.
Todo mundo já ouviu falar deles, mas poucos sabem exatamente o que fazem e acabam negligenciando seu consumo, abrindo portas para vários problemas de saúde que vão da acne até o câncer!
Antioxidantes são substâncias capazes de reduzir a ação de radicais livres no nosso organismo. Esses radicais livres podem causar danos às células e ao DNA desencadeando uma série de prejuízos a longo prazo.
Vale lembrar que os radicais livres em pequenas quantidades são até benéficos. Nosso sistema imunológico, por exemplo, usa desses mesmos radicais para combater bactérias que a todo momento tentam nos infectar. Então, por isso, sempre temos que pensar em equilíbrio.
Normalmente, nosso corpo mesmo produz substâncias antioxidantes para controlar a ação desses radicais livres, porém, com a atual vida corrida, a falta de atividade física e a alimentação inadequada, bem como com a poluição, etc. os níveis de radicais livres superam essa produção e precisamos recorrer ao maior consumo dessas substâncias para garantirmos a nossa saúde.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Via de regra, frutas e vegetais são fontes interessantes de compostos considerados antioxidantes. É comum ouvirmos falar de frutas cítricas, frutas vermelhas e vegetais verdes como bons para saúde e é verdade. Entre outras coisas, eles contêm grandes quantidades de antioxidantes.
A vitamina C, por exemplo, é um dos principais antioxidantes conhecidos e potente aliado à saúde, facilmente encontrado em frutas como a laranja, limão, acerola, mamão e até no brócolis!
A vitamina E é outra vitamina com ação antioxidante. Diferente da vitamina C, a vitamina E é encontrada em alimentos como a amêndoa, semente de girassol, azeite, pode ser achado em alguns peixes e até batata-doce e abacate.
Não só as vitaminas, mas também os minerais têm ação benéfica nesse sentido. O selênio tem vários benefícios ao organismo agindo diretamente nas glândulas adrenal e na tireoide, glândulas muito afetadas no quadro de estresse oxidativo (quando os radicais livres superam muito os antioxidantes).
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Mais recentemente, vemos muitos estudos com a classe de flavonoides que é um grupo de substância de origem vegetal com potente ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-tumoral entre várias outras que ajudam muito na saúde. Maçã, alho, cebola e vários outros alimentos são fonte desses compostos, porém comumente em pequenas quantidades.
Portanto, é de grande valia que usemos diariamente alimentos capazes de nos fornecer essas substâncias pensando não só em estética ou rendimento esportivo, mas também em saúde e qualidade de vida.
Contudo, há situações específicas em que as quantidades necessárias de antioxidantes devem ser maiores, como no estresse oxidativo. Nesses casos, pode ser necessário o complemento à alimentação com a suplementação adequada desses compostos. É claro que tudo dependerá de cada caso!
Escritor por:
Dr. Henrique Casal
Nutricionista
Instagram: @nutricionista.henriquecasal