DOENÇA RENAL CRÔNICA
Uma super dica da nutricionista Dra. Isabela Dariu
A DRC (doença renal crônica) é um grande problema de saúde pública e a proteinúria (excreção de proteína pela urina) é um marcador da progressão da doença.
Neste ano de 2019, foi publicado um estudo realizado na Universidade de São Paulo sobre os efeitos da própolis verde sobre a proteinúria e função renal em pacientes com DRC.
A própolis no estudo em questão é a própolis verde em comprimido que totalizou 500 mg por dia, no período de 12 meses do estudo.
O estudo foi realizado com pacientes em tratamento conservador com RFG estimado entre 25-70 mL/min/1,73 m2 e com uma proteinuria > 300 mg. É importante saber que apesar do extrato de própolis verde brasileiro ter sido bem tolerado, bem como reduziu significativamente a proteinúria em pacientes com DRC de etiologia diabética e não-diabética, não houve melhora da taxa de filtração glomerular. O uso da própolis não substitui os medicamentos prescritos pelo seu nefrologista. Além disso, é importante associar à dieta adequando a quantidade de ingestão proteica por dia.