O QUE É O LUGOL?
Lugol é uma solução em que nela estão presentes o iodo junto ao iodeto. O iodo é uma das substâncias mais importantes para o bem-estar e para a produção dos hormônios da tireoide, atuando, dessa forma, na regulação metabólica.
A principal função dos hormônios tireoidianos é o aumento do número de mitocôndrias, aumentando a energia para realização das funções celulares e consequentemente, o metabolismo.
A ingestão do iodo acontece por meio da alimentação, porém, como o solo e os alimentos são pobres em iodo, o sal de cozinha é enriquecido com o nutriente para que possamos ter a ingestão adequada às necessidades do nosso organismo para a produção dos hormônios da tireoide. Lembrando que essa quantidade de iodo no sal é monitorada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a ingestão adequada de iodo em crianças acima de 6 anos e adultos varia de 100 microgramas a 150 microgramas por dia e, durante a gestação, de 150 a 250 microgramas diariamente.
Pessoas com baixos níveis desses hormônios podem apresentar cansaço excessivo, aumento de peso e sonolência. Sendo assim, a suplementação de Iodo pode aliviar esses sintomas.
PARA QUE SERVE O LUGOL?
Nesse sentido, o lugol é importante para suprir as necessidades do organismo relacionadas ao iodo.
Seus benefícios são amplos e envolvem:
- manutenção do bom funcionamento do metabolismo
- reposição de carência de iodo quando necessário
- controle dos níveis de energia do corpo
- promove unhas, dentes e cabelos mais saudáveis
- atua removendo substâncias químicas tóxicas ao organismo
- aumenta a imunidade
- previne a propagação de bactérias patogênicas no estômago
Apesar destes benefícios, é importante avaliar a real necessidade da ingestão de lugol, uma vez que, quando há a ingestão excessiva de iodo, ocorre um bloqueio da tireoide e seus mecanismos reguladores e a produção dos hormônios tireoidianos é interrompida. Por isso, consulte sempre um profissional capacitado para avaliar cada caso da melhor forma.