Quais os benefícios do Melão de São Caetano (Bitter melon)?
O QUE É O MELÃO DE SÃO CAETANO?
O melão de São Caetano (Momordica charantia), também conhecido por Bitter melon é uma planta que possui sabor forte, aparência distinta e que contém muitos nutrientes que podem ser benéficos para a saúde, tanto que é uma fonte rica em vitaminas, incluindo vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B9, além de folato. Ainda, também contém minerais como potássio, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro[1].
A vitamina C é um micronutriente importante envolvido na prevenção de doenças, formação óssea e cicatrização de feridas[2]. A vitamina A, por sua vez, é uma vitamina solúvel em gordura que promove a saúde da pele e uma visão adequada[3]. Já o folato é essencial para o crescimento e desenvolvimento, assim como pequenas quantidades de potássio, zinco e ferro[4]. Além disso, o melão de São Caetano é também uma boa fonte de catequina, ácido gálico, epicatequina e ácido clorogênico. Todos estes são poderosos compostos antioxidantes que podem ajudar a proteger as células contra danos[5].
Por fim, é baixo em calorias, mas rico em fibras. O melão de São Caetano atende a, aproximadamente, 8% das necessidades diárias de fibra do organismo em uma única porção (94 g).
O MELÃO DE SÃO CAETANO AJUDA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS
O melão de São Caetano também contém vários compostos redutores de açúcar no sangue, como a charantina e polipeptídeo pancreático.
Um estudo em animais e testes preliminares em pessoas com diabetes revelou a capacidade da planta em reduzir as taxas de açúcar no sangue[6],[7],[8].
Além disso, um ensaio clínico com 100 pessoas com diabetes moderada (não insulino-dependente), beber uma solução feita da polpa do melão de São Caetano baixou o açúcar no sangue antes e depois das refeições. Uma solução semelhante aumentou o efeito de medicamentos antidiabéticos como a metformina e a glibenclamida em outro estudo com 15 pessoas[9],[10].
Em um outro estudo com 42 pessoas com síndrome metabólica, melão de São Caetano melhorou a condição, reduzindo a resistência à insulina[11].
Ainda são necessários mais estudos para comprovar sua ação em relação ao Diabetes mellitus. Apesar disso, as evidências sugerem que o melão amargo pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes moderado e não controlado.
BITTER MELON OU MELÃO DE SÃO CAETANO É UMA BOA FONTE NUTRITIVA
Uma porção de 94 gramas de melão de São Caetano cru fornece:[12]
- Calorias: 20
- Carboidratos: 4 g
- Fibra: 2 g
- Vitamina C: 93% da ingestão diária de referência (RDI)
- Vitamina A: 44% do RDI
- Folato: 17% do RDI
- Potássio: 8% do RDI
- Zinco: 5% do RDI
- Ferro: 4% do RDI
BITTER MELON DIMINUI OS NÍVEIS DE GORDURA NO SANGUE
Outro estudo observou que dar a ratos um extrato de melão de São Caetano reduziu significativamente os níveis de colesterol em comparação com um placebo. Doses mais altas de melão amargo mostraram a maior redução[13].
MELÃO DE SÃO CAETANO AJUDA NO EMAGRECIMENTO
É um excelente complemento para uma dieta de perda de peso, pois é baixo em calorias, mas rico em fibras. A fibra aumenta a saciedade e reduz a fome, pois passa pelo trato digestivo muito lentamente.
Um estudo demonstrou que consumir uma cápsula contendo 4,8 gramas de extrato de melão amargo por dia levou a reduções significativas na gordura da barriga. Isso porque os participantes perderam uma média de 1,3 cm de sua circunferência da cintura após sete semanas[11].
O MELÃO DE SÃO CAETANO AJUDA A TRATAR ÚLCERAS ESTOMACAIS
É usado na medicina popular turca para o tratamento de úlceras estomacais. Em ratos, o extrato de melão de São Caetano melhorou e preveniu úlceras causadas por álcool, indometacina e dietilditiocarbamato.
AJUDA A TRATAR INFECÇÕES
As folhas do melão de São Caetano são conhecidas por terem propriedades antimicrobianas contra vários micróbios potencialmente infecciosos, como E . coli , Staphylococcus , Pseudomonas e Salmonella . Em estudos com animais, a fruta tem sido usada para combater a tuberculose e H. pylori, que causa úlceras estomacais.
Em ratos, esfregar pó de melão amargo nos locais de lesão promoveu cicatrização de feridas e regeneração de tecidos.
O óleo essencial derivado de sementes de melão amargo foi especialmente ativo contra Staphylococcus
aureus , E. coli e Candida albicans.
O MELÃO DE SÃO CAETANO PODE AJUDAR NA PERDA DE PESO
O melão de São Caetano pode ajudar a perder peso aumentando a atividade da AMPK, que aumenta o uso de glicose até seu esgotamento, resultando em aumento da queima de gordura.