O que é a manipulação de medicamentos?
Você sabe o que é a manipulação de medicamentos? Você sabe o que fazemos aqui dentro da Pharmes? Qual a importância e como isso impacta na sociedade?
Para começar o nosso papo: o grande diferencial dos medicamentos manipulados em relação aos medicamentos industrializados é que eles são personalizados de acordo com demandas específicas de cada paciente. Por serem individualizados, a depender da demanda de cada paciente, os medicamentos magistrais, como também podem ser chamados, devem ser feitos sob encomenda na farmácia de manipulação.
Ainda por serem individualizados, os medicamentos manipulados são preparados diretamente na farmácia de manipulação e são reconhecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, estabelecem em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar, tendo formulações tanto destinadas ao uso interno quanto ao uso externo.
Este tipo de medicamento é confiável e eficiente, ou seja, seus benefícios são os mesmos de um medicamento industrializado. Com um adendo: como o medicamento magistral contém o princípio ativo em quantidades e formulações personalizadas para a pessoa que vai usar, além disso, os efeitos colaterais são atenuados, oferecendo maior assertividade no tratamento.
Mais um dos benefícios dos medicamentos manipulados reside no fato de que o prescritor pode associar duas ou mais substâncias em um só medicamento, diminuindo o número de remédios que o paciente precisa manejar, principalmente em pacientes polimedicados (fazem uso de mais de uma medicação).
Com tudo isso, fica claro que a farmácia de manipulação oferece uma gama maior de opções no que diz respeito à dose, à quantidade, à forma de apresentação, à combinação de diferentes substâncias e à possibilidade de excluir da formulação itens que causem reações adversas ao paciente.
Entre as especialidades que mais receitam medicamentos e produtos manipulados estão: dermatologia, ortopedia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, clínica geral e ginecologia.
Abaixo você confere algumas das muitas formas farmacêuticas em que é possível produzir em uma farmácia de manipulação:
- cápsulas (gelatinosas, vegetal, gastrorresistente, tapiocaps, etc.)
- cremes
- loções
- géis
- sachês
- shots
- sucos
- balas
- gomas
- chocolates
- pomadas
- xaropes
- xampus
- pós
- comprimidos (convencional, sublingual, orodispersível)
- e muuuitas outras formas farmacêuticas…
Gostou de saber mais sobre as fórmulas manipuladas? Como foi/é a sua experiência utilizando medicamentos e suplementos magistrais?
Conta pra gente nos comentários aqui embaixo!
Como qualquer medicamento, os manipulados devem ser usados mediante orientação médica e farmacêutica para que apresentem o efeito desejado. O uso inadequado pode provocar intoxicações e outras problemas graves.
Escrito por:
Equipe Técnico-Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas? Entre em contato pelo nosso Whatsapp: (32) 99841-0209
Instagram: @pharmesbr
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? ESCREVA PARA NÓS AQUI NOS COMENTÁRIOS!