Silimarina o que é ?
A silimarina é um suplemento natural derivado da planta cardo mariano, também conhecida como Silybum marianum.
Esta planta espinhosa tem flores roxas distintas e veias brancas, que as histórias tradicionais dizem que foram causadas por uma gota do leite da Virgem Maria caindo em suas folhas.
Os ingredientes ativos da silimarina são um grupo de compostos vegetais conhecidos coletivamente como silimarina (1).
O extrato de cardo mariano tem uma abundante quantidade de silimarina (entre 65-80%). Sendo assim, de uma forma mais didatica, a planta cardo mariano contém a substância que tem seus efeitos que é chama de silimarina.
A silimarina extraída do cardo mariano é conhecida por ter propriedades antioxidantes, antivirais e anti-inflamatórias.2, 3,4).
Na verdade, tem sido tradicionalmente usado para tratar distúrbios do fígado e da vesícula biliar, promover a produção de leite materno e proteção do figado devido o abuso do álcool.
Saiba quais são os benefícios da Silimarina
-
PROTEÇÃO DO FIGADO
A Silimarina é frequentemente promovido por seus efeitos protetores do fígado.
É regularmente usado como terapia complementar por pessoas que têm danos no fígado devido a condições como doença hepática alcoólica, doença hepática gordurosa não alcoólica, hepatite e até câncer de fígado (5, 6,7).
Estudos mostraram melhorias na função hepática em pessoas com doenças hepáticas que tomaram um suplemento de silimarina, sugerindo que poderia ajudar a reduzir a inflamação e os danos no fígado (8).
Embora sejam necessárias mais pesquisas sobre como funciona, acredita-se que silimarina reduz os danos ao fígado causados pelos radicais livres, produzidos quando o fígado metaboliza substâncias tóxicas.
Um estudo também descobriu que pode estender ligeiramente a expectativa de vida de pessoas com cirrose hepática devido à doença hepática alcoólica (9).
CONHEÇA NOSSO PROTETOR HEPÁTICO EXCLUSIVO
-
MELHORA DE MEMÓRIA EM IDOSOS E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS
A Silimarina tem sido usado como planta natural para doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson por mais de dois mil anos.(10).
Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes significam ser possivelmente neuroprotetor e pode ajudar a prevenir o declínio da função cerebral que pode ser ocasionada devido ao envelhecimento.(11, 12).
Em estudos em tubo de ensaio e em animais, a silimarina demonstrou prevenir danos oxidativos às células cerebrais, o que poderia ajudar a prevenir o declínio mental (16,17).
Esses estudos também mostraram que a silimarina pode ser capaz de reduzir o número de placas amiloides no cérebro de animais com doença de Alzheimer.18,19,20).
As placas amiloides são aglomerados pegajosos de proteínas amiloides que podem se acumular entre as células nervosas à medida que você envelhece.
Eles são vistos em números muito altos no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer, o que significa que a silimarina poderia ser usada para ajudar a tratar essa condição difícil.(21)
-
PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença causada pela perda óssea progressiva.
Geralmente se desenvolve lentamente ao longo de vários anos e causa ossos fracos e frágeis que se quebram facilmente, mesmo após pequenas quedas.
A Silimarina foi mostrada em estudos experimentais em tubo de ensaio e em animais para estimular a mineralização óssea e potencialmente ser protetor contra a perda óssea.(22, 23)
Como resultado, os pesquisadores sugerem que a silimarina pode ser uma terapia útil para prevenir ou retardar a perda óssea em mulheres na pós-menopausa.(24,25).
-
AUMENTAR PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO
Um efeito relatado da Silimarina é que ele pode aumentar a produção de leite materno em mães lactantes. Acredita-se que funcione produzindo mais prolactina, hormônio produtor de leite.
Um estudo controlado randomizado descobriu que as mães que tomaram 420 mg de silimarina por 63 dias produziram 64% mais leite do que aquelas que tomaram placebo.(37).
CONHEÇO O NOSSO PRODUTO SILIMARINA
-
AUXILIO NO TRATAMENTO DA ACNE
A acne é uma condição inflamatória crônica da pele. Embora não seja perigoso, pode causar cicatrizes. As pessoas também podem achar doloroso e se preocupar com seus efeitos em sua aparência.
Tem sido sugerido que o estresse oxidativo no corpo pode desempenhar um papel no desenvolvimento da acne.(38).
Devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, a silimarina pode ser um suplemento útil para pessoas com acne.
Um estudo descobriu que pessoas com acne que tomaram 210 miligramas de silimarina por dia durante 8 semanas experimentaram uma diminuição de 53% nas lesões de acne (39).
-
REDUZIR NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE EM PESSOAS COM DIABETES
A Silimarina pode ser uma terapia complementar útil para ajudar a controlar o diabetes tipo 2.
Foi descoberto que um dos compostos da silimarina pode funcionar de forma semelhante a alguns medicamentos para diabéticos, ajudando a melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir o açúcar no sangue.(40).
De fato, uma revisão e análise recentes descobriram que as pessoas que tomam silimarina rotineiramente experimentaram uma redução significativa em seus níveis de açúcar no sangue em jejum e HbA1c, uma medida de controle de açúcar no sangue.(41)
Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da silimarina também podem ser úteis para reduzir o risco de desenvolver complicações diabéticas, como doença renal.(42).