O QUE É A VITAMINA D E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
-
O que é a vitamina D?
Atualmente, sabe-se que a vitamina D é muito mais do que uma vitamina. Ela é considerada um pró-hormônio. Além disso, ela não vem diretamente do sol. Quando se diz que é importante se expor ao sol para obter vitamina D, deve-se entender que os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância no organismo e estudos já demonstraram que 15 minutos ininterruptos sob o sol já são o suficiente para suprir os níveis diários desse composto. Mas atenção: deve-se tomar cuidado com o horário! Não é recomendado ficar exposto à luz solar no horário entre 10h e 16h, pois isso pode ocasionar problemas de pele e envelhecimento precoce.
Para além da produção estimulada pela exposição solar, também podemos adquirir vitamina D por meio de certos alimentos (salmão, sardinha, gema de ovo, cogumelos, dentre outras fontes alimentares) e suplementos (cápsulas ou gotas).
-
Variações da vitamina D:
- Vitamina D2: também conhecida como ergocalciferol, cuja origem é vegetal e é obtida por meio da ingestão de alimentos.
- Vitamina D3: chamada de colecalciferol, é sintetizada na pele após a exposição solar. Produzida em nosso organismo, ela é também encontrada nos suplementos.
-
Quais são os sintomas da falta de vitamina D (hipovitaminose D)?
A grande maioria das pessoas com deficiência de vitamina D não apresenta qualquer sintoma. Quando os sintomas surgem, é importante estar atento à fadiga, fraqueza muscular e dor crônica.
-
Quais as consequências da falta de vitamina D?
Apesar de ser uma deficiência mais silenciosa, suas consequências no futuro são bastante prejudiciais e estão relacionadas a alterações ósseas, como a osteomalácia ou a osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças. Além disso, alguns estudos científicos relacionaram a deficiência dessa vitamina com maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer, diabetes mellitus e hipertensão.
Entretanto, o excesso de vitamina D também pode ocasionar preocupações, como o risco de toxicidade e hipercalcemia.
-
Qual o público que deve ficar mais atento em relação aos níveis de vitamina D?
- Idosos em geral
- Pessoas institucionalizadas ou acamados: isso porque têm menor acesso ao sol
- Gestantes e lactantes.
- Obesos: por ser uma vitamina lipossolúvel, a vitamina D, nessas pessoas, é "sequestrada" pelo excesso de gordura
- Indivíduos com doenças musculoesqueléticas como osteopenia, osteoporose, raquitismo, osteomalácia
- Pessoas com síndromes de má absorção, como a doença de Crohn e doença celíaca
- Mulheres em idade próxima à menopausa
-
Principais benefícios:
- fortalecimento de ossos e dentes: a vitamina D está envolvida no aumento da absorção de cálcio e fósforo no intestino, além de facilitar a entrada desses minerais nos ossos, os quais são essenciais para a sua formação
- prevenção de diabetes: também está envolvida na regulação da insulina, hormônio que regula os níveis de glicose no sangue
- melhora do sistema imune: a vitamina D diminui a produção de substâncias inflamatórias, reduzindo, portanto, a inflamação do organismo
- prevenção de doenças
- melhora da saúde cardiovascular
- fortalecimento muscular
Escrito por:
Equipe Técnico-Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas? Entre em contato pelo nosso Whatsapp: (32) 99841-0209
Instagram: @pharmesbr