MELHORES ALIMENTOS PARA O PULMÃO QUE BENEFICIAM A RESPIRAÇÃO
Manter seus pulmões saudáveis é essencial para se sentir melhor. No entanto, fatores comuns, incluindo a exposição à fumaça do cigarro e toxinas ambientais, bem como a ingestão de uma dieta inflamatória, podem afetar esse par de órgãos importantes.
A informação sobre o tema: "Alimentos bons para o pulmão", no momento, está em alta e, por isso, iremos falar sobre o tema para que nossos leitores fiquem por dentro com um conteúdo de qualidade baseado em evidências científicas.
Pesquisas mostraram que modificações no estilo de vida, incluindo seguir uma dieta rica em nutrientes, podem ajudar a proteger seus pulmões e até reduzir os danos e sintomas de doenças nos pulmões. O nutricionista pode lhe indicar o melhor momento e qual seria para você os melhores alimentos bons para o pulmão.
Betarraba
A raiz e os vegetais de cores vibrantes da planta de beterraba contêm compostos que otimizam a função pulmonar. Beterrabas são ricos em nitratos, que demonstraram beneficiar a função pulmonar. Os nitratos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzir a pressão sanguínea e otimizar a captação de oxigênio[1].
Maçãs
A pesquisa mostrou que comer regularmente maçãs pode ajudar a promover a função pulmonar.
Por exemplo, estudos mostram que a ingestão de maçã está associada a um declínio mais lento da função pulmonar em ex-fumantes. Além disso, o consumo de cinco ou mais maçãs por semana está associado a uma maior função pulmonar e a um risco reduzido de desenvolver DPOC0[2]. Essa função pode estar associada à alta concentração de antioxidantes nas maçãs, incluindo flavonoides e vitamina C.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Abóbora
A parte interna colorida das abóboras contém uma variedade de compostos vegetais que promovem a saúde dos pulmões. Eles são especialmente ricos em carotenóides, incluindo beta-caroteno, luteína e zeaxantina - todos com poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos sugerem que os fumantes podem ter concentrações 25% mais baixas de antioxidantes carotenóides do que os não fumantes, o que pode prejudicar a saúde dos pulmões[3].
Cúrcuma
Frequentemente usado para promover a saúde geral devido a seus potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. A curcumina, o principal componente ativo da cúrcuma, que pode ser especialmente benéfica para apoiar a função pulmonar.
Um estudo com 2478 pessoas constatou que a ingestão de curcumina estava associada à melhora da função pulmonar. Além disso, a função pulmonar de fumantes com maior consumo de curcumina foi significativamente maior do que de fumantes com baixo consumo de curcumina[4].
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Chá verde
O chá verde é uma bebida que tem efeitos impressionantes na saúde. O galato de epigalocatequina (EGCG) é uma catequina concentrada no chá verde. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e demonstrou inibir a fibrose ou a cicatrização de tecidos[5].
Repolho roxo
O repolho roxo é uma fonte acessível e rica de antocianinas. Esses pigmentos vegetais dão ao repolho roxo sua cor vívida. A ingestão de antocianina tem sido associada a um declínio reduzido na função pulmonar[6].
Consumir uma dieta rica em alimentos e bebidas nutritivas é uma maneira inteligente de apoiar e proteger a saúde dos pulmões. Porém, somente um profissional da saúde irá poder te indicar a quantidade e melhor horário de consumo de cada um desses nutrientes bons para o pulmão.
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf