Sucupira para que serve e como tomar!
A Sucupira, cientificamente conhecida como Pterodon emarginatus é uma árvore que faz parte da vegetação do cerrado brasileiro. Todas as partes da planta são utilizadas na medicina popular, desde a raiz até as folhas. Suas sementes são usadas na medicina popular por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, e é frequentemente usado para aliviar dores articulares e musculares, como associadas à artrite e reumatismo.
Como já foi usado a sucupira?
Há muito tempo, os indígenas já utilizavam a sucupira para o tratamento de diversos males, tomando o chá ou infusão de vinho desta planta. Já exitem vários estudos comprovando sua eficácia para diversas alterações de saúde.
Quais benefícios e para que serve da sucupira?
- Propriedades larvicidas: Sucupira tem demonstrado uma potente propriedade larvicida contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, uma doença tropical crítica em países em desenvolvimento. Estudos indicam que nanoemulsões de óleo de sucupira podem ser uma alternativa viável para o controle da dengue, sugerindo que não são tóxicas para mamíferos (Oliveira et al., 2016).
- Efeitos imunomoduladores: Um extrato de sementes de sucupira demonstrou eficácia clínica e imunomoduladora contra artrite induzida por colágeno em camundongos. O tratamento com sucupira reduziu significativamente a severidade da artrite, sugerindo um efeito regulatório negativo sobre a ativação de células B e T CD4 (Coelho, Sabino & Dalmau, 2004).
- Potencial antioxidante: O óleo de sucupira em nanoemulsão mostrou proteção contra estresse oxidativo em células UVA-irradiadas, destacando seu potencial como antioxidante e absorvente de luz UV (Pacheco et al., 2019).
- Contra inflamação das articulações: Sucupira tem sido usada na medicina popular por suas propriedades anti-reumáticas, analgésicas e anti-inflamatórias. Pesquisas recentes têm investigado seus efeitos biológicos em vários modelos experimentais, destacanndo a presença de flavonoides, triterpenos e esteroides responsáveis por essas atividades (Hansen, Haraguchi & Alonso, 2010).
- Ajuda a combater úlceras gástricas e dores no estômago: Tem função na melhora de doenças relacionadas ao aparelho gastrointestinal. Ajuda a combater úlceras gástricas - pois tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiúlceras, amenizando dores e desconfortos no estômago.
- Saúde bucal: A semente de sucupira auxilia no tratamento de amigdalite, visto que protege a saúde da garganta e aliviam dores de garganta.
Confira nosso produto:

Quero Comprar!
Como consumir sucupira?
A Sucupira pode ser consumida na forma de:
- Chá;
- Óleo;
- Extrato;
- Tintura;
- Cápsulas.
Sucupira é uma planta com múltiplos benefícios, incluindo propriedades larvicidas, efeitos imunomoduladores, potencial antioxidante e farmacêutico. Essas características fazem dela uma opção promissora para várias aplicações terapêuticas.
Escrito por:
Equipe Técnico-científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp 32 99819-9732
Instagram - @pharmesbr
R: Não aconselhamos o uso de chá sem um acompanhamento médico ou nutricional.
R: Não temos relato de efeitos colaterais na prática do dia a dia.
R: Qualquer dúvida estamos a disposição.