Para que serve e quais benefícios do Ácido hialurônico?
PHARMES PROJETO O ANO TODO: Conheça um pouco mais sobre o ácido hialurônico
O QUE É?
O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano de ocorrência natural encontrado em todo o tecido conjuntivo do corpo. Os glicosaminoglicanos são simplesmente carboidratos longos não ramificados, ou açúcares, chamados polissacarídeos.
É comum ouvir falar sobre o ácido hialurônico no que diz respeito à saúde da pele. De fato, este glicosaminoglicano é um componente essencial da estrutura da pele e é responsável pela aparência hidratada e preenchida. Contudo, suas funções não são restritas apenas à pele e vamos comentar alguns dos seus benefícios no decorrer deste artigo.
COMO O ÁCIDO HIALURÔNICO FUNCIONA NO ORGANISMO?
O ácido hialurônico é uma substância clara e pegajosa que é produzida naturalmente pelo seu corpo. Por ser uma substância que já é produzida pelo nosso organismo, alergias e reações adversas são bastante incomuns. As maiores quantidades de ácido hialurônico são encontradas na pele, tecido conjuntivo e olhos e sua principal função é reter água para manter seus tecidos bem lubrificados e úmidos.
BENEFÍCIOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA A SAÚDE
PELE MAIS SAUDÁVEL E FLEXÍVEL
Cerca de metade do ácido hialurônico presente no corpo, liga-se à água para ajudar a reter a umidade[1].
Contudo, o processo natural de envelhecimento e a exposição à radiação ultravioleta do sol, à fumaça de tabaco e à poluição podem diminuir as quantidades de ácido hialurônico na pele[2],[3].
Dessa forma, suplementar ácido hialurônico pode prevenir esse declínio, fornecendo ao organismo quantidades extras para incorporar à pele e mantê-la com a aparência jovem e saudável[4],[5].
Experimente nosso sérum de vitamina C + ácido hialurônico:
AUXÍLIO NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS
Quando a pele passa por danos que precisam ser reparados, observa-se aumento na quantidade de ácido hialurônico produzido.
O ácido hialurônico ajuda as feridas a cicatrizarem mais rapidamente, regulando os níveis de inflamação e sinalizando ao corpo para construir mais vasos sanguíneos na área danificada[6],[7].
Assim, aplicar ácido hialurônico nas feridas demonstrou reduzir o tamanho destas, bem como diminuir a dor mais rapidamente do que um placebo ou nenhum tratamento[8],[9],[10].
ALÍVIO DE DORES ARTICULARES
É sabido sobre os benefícios do ácido hialurônico para a pele, mas esta substância também está presente nas articulações, mantendo a boa lubrificação entre os ossos. Dessa forma, quando as articulações estão bem lubrificadas, ocorre menor probabilidade da ocorrência de dor[11].
Sendo assim, suplementar ácido hialurônico é uma alternativa interessante para pessoas que sofrem com osteoartrite.
ALÍVIO DOS SINTOMAS DO REFLUXO ÁCIDO
Quando ocorre o refluxo ácido, o conteúdo do estômago é regurgitado para a garganta, causando dor e danos ao revestimento do esôfago. Nesse sentido, o ácido hialurônico pode ajudar a aliviar o revestimento danificado do esôfago e acelerar o processo de recuperação.
Um estudo demonstrou que tomar um suplemento de ácido hialurônico e sulfato de condroitina junto com uma medicação redutora de ácido diminuiu os sintomas de refluxo 60% a mais do que tomar medicação redutora de ácido sozinha[12].
Além disso, um outro estudo demonstrou que o mesmo tipo de suplemento foi cinco vezes mais eficaz na redução dos sintomas de refluxo ácido do que um placebo[13].
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? ESCREVA PARA NÓS AQUI NOS COMENTÁRIOS!