O que é o ácido alfa-lipoico?
O ácido alfa-lipoico (ALA) é um composto orgânico que atua como um poderoso antioxidante no organismo, possuindo o diferencial de que é solúvel tanto em água quanto em gordura e, assim, é capaz de agir em várias partes do corpo. Por exemplo, o ácido alfa-lipoico consegue reciclar tanto a vitamina C (que é solúvel em água) quanto a vitamina E (que é solúvel em gordura).
Porque me indicaram ácido alfa-lipoico?
Além de seus benefícios para a saúde da pele, pesquisa está analisando os benefícios da ALA para:
- esclerose múltipla (EM)
- gravidez
- diabetes
- obesidade
- doença de Alzheimer
- esquizofrenia
Apesar dos benefícios potenciais do ALA, ele tem baixa biodisponibilidade, o que significa que nossos corpos têm dificuldade em absorvê-lo. As fórmulas modernas melhoraram a estabilidade do ALA e aumentaram a quantidade que seu corpo pode absorver topicamente e oralmente. A biodisponibilidade parece ser maior em adultos ao longo da idade.
Como o ácido alfa-lipoico funciona?
Este composto está envolvido no metabolismo energético, atuando na redução dos processos oxidativos e da inflamação.[1]
Conheça a nossa fórmula exclusiva:
-
Principais benefícios:
Por ser um composto que age tanto no perfil lipídico quanto no perfil glicêmico, os principais benefícios do ácido alfa-lipoico são:
- Melhora do endotélio cardiovascular reduzindo, portanto, a possibilidade de doença aterosclerótica.[2]
- Quando associado à prática de exercício físico, percebe-se diminuição das taxas de LDL oxidado, melhorando o perfil do colesterol.[3]
- Queda significativa da glicemia de jejum, da glicemia pós-prandial, bem como do índice de resistência insulínica.[4]
- Melhora da polineuropatia diabética e fibromialgia: pessoas com diabetes possuem maior risco de sofrerem danos aos nervos quando os níveis de glicose no sangue são mal controlados ao longo de muitos anos. No sentido de que a fibromialgia está também relacionada à dor generalizada, o ácido alfa-lipóico também é capaz de proteger o cérebro e o tecido nervoso desses danos, sendo bastante promissor para o alívio dos sintomas.[5]
Conheça a nossa fórmula exclusiva:
Como usar ácido alfa-lipoico:
Você pode tomar o ácido alfa lipoico por cápsulas seja comum ou gastroresistentes para melhor absorção.
Se você decidir tomar ácido alfa lipoico por via oral, é uma boa ideia manter a dose recomendada, geralmente na faixa de 300 a 600 mg. Doses diárias até1.800mg não causaram efeitos colaterais graves em pesquisas.
Anti-envelhecimento
Acredita-se que o ALA pode ter benefícios antienvelhecimento devido aos seus fortes benefícios antioxidantes que protegem dos danos causados pelo sol e do estresse causados pela poluição e outros fatores ambientais.
Uma revisão de estudos de 2011 concluiu que o ALA tem potencial para ser um poderoso agente antienvelhecimento quando usado adequadamente. No entanto, até que mais pesquisas sejam feitas, não está claro quão significativos são os efeitos do ALA.
-
Outros benefícios:
- Redução do envelhecimento da pele: a aplicação de um creme contendo ácido alfa-lipóico na pele conseguiu reduzir as linhas finas, rugas e aspereza da pele sem efeitos colaterais, de acordo com um estudo.[6]
- Redução da perda de memória: como o ácido alfa-lipóico é um poderoso antioxidante, estudos examinaram sua capacidade de retardar a progressão de doenças caracterizadas por perda de memória, como a doença de Alzheimer, sugerindo que o ácido alfa-lipoico neutraliza os radicais livres e suprimem a inflamação.[7]
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf
Agradecemos pelo seu comentário! Além dos benefícios citados, o ácido alfa lipoico pode auxiliar no sono, mas lembramos que não é a sua ação principal.
Agradecemos pelo comentário! Fique sempre de olho no nosso blog. Aqui postamos vários conteúdos relacionados à saúde!