INTESTINO PRESO: O QUE FAZER PARA MELHORAR?
Uma dica da nutricionista Dra. Camila Vecchi.
A constipação intestinal ou intestino preso é um sintoma muito comum na população brasileira devido aos hábitos de vida. São vários os fatores que podem desencadear um intestino preguiçoso, mas dentre eles vou destacar 3 que são essenciais para melhorar o funcionamento.
Atividade Física
A prática de exercícios físicos trabalha o tônus muscular auxiliando na melhora da motilidade e na frequência dos movimentos intestinais. Então, é hora de arrumar um tempinho e sair do sofá! Procure uma atividade física que você goste de fazer, ou peça ajuda para um profissional da área.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Alimentação
Uma alimentação rica em fibras solúveis e fibras insolúveis. Essas fibras melhoram a consistência das fezes evitando que fiquem endurecidas, ao mesmo tempo que aumentam o bolo fecal. Encontramos essas fibras nas saladas cruas, frutas (mamão, ameixa preta, figo, manga, abacate, laranja com bagaço), alimentos integrais, sementes como chia, linhaça, aveia, quinoa, amaranto, centeio, gérmen de trigo, farinha de banana verde.
Hidratação
Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Para saber o quanto de água seu corpo precisa é simples! Basta fazer esse cálculo: seu peso x 35 mL. Exemplo: uma pessoa que pesa 60 kg x 35 mL, precisa tomar 2,1 L de água por dia.
Essas são algumas dicas simples de como seu intestino preso pode voltar a funcionar. Mas é claro que vale lembrar: é sempre bom procurar ajuda profissional para ver a sua situação.
Escrito por:
Dra. Camilla Vecchi
Nutricionista
Instagram: @camilavecchinutri