VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO TERMO LEAKY GUT?
Estou com leaky gut?
A principal função do intestino é absorver os nutrientes dos alimentos. No entanto, o intestino também tem outra função importante: manter coisas nocivas, como bactérias (boas e ruins), toxinas e antígenos alimentares (agentes inflamatórios) fora do resto do corpo, uma espécie de barreira contra agentes externos.
O leaky gut, na teoria, é bastante simples. Quando existem anormalidades na barreira intestinal, a permeabilidade intestinal aumenta. Isso potencialmente significa que mais conteúdo do intestino pode passar/vazar, o que é chamado de "intestino permeável". Sim, estamos falando de "buracos" no intestino que terá comunicação direta com outros tecidos.
Alguns artigos já demonstram que, quando o intestino está com vazamento, as bactérias intestinais e seus produtos podem escapar, o que pode, potencialmente, produzir inflamação que irá aumentar a resposta imune do nosso corpo de forma exacerbada e causar danos aos tecidos. Da mesma forma, antígenos derivados de alimentos (proteínas ou proteínas parcialmente digeridas) podem passar pelo intestino e promover respostas imunes locais ou de corpo inteiro. E esse quadro é mais corriqueiro que muitos imaginam.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Quais são os sinais e sintomas do leaky gut?
Inchaço, gases, cólicas, sensibilidade alimentar, dor, colite ulcerativa, doença de cronh, problemas da tireoide e alterações na pele, como dermatite e acne.
Quais são as formas de prevenção do leaky gut?
Como o leaky gut pode ocorrer como um sintoma em várias doenças subjacentes, o mais importante é trabalhar com seu médico ou nutricionista para solucionar qualquer possível problema de saúde subjacente, pois quanto maior e mais exposto à patologia, maior será o leaky gut.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Estilo de vida e mudanças na dieta
Um dos maiores causadores do leaky gut é o estresse. Alguns estudos demonstram que o gerenciamento do nível de estresse e uma melhora no ritmo circadiano com atividades físicas melhoram potencialmente a função da barreira intestinal e a saúde em geral. Já o consumo de álcool e, em alguns casos, sensibilidades alimentares como o glúten e lactose podem desiquilibrar de forma rápida a microbiota e a formação do leaky gut.
Vitaminas e minerais
É de extrema importância a não deficiência em vitaminas e minerais necessários para que a barreira intestinal funcione de maneira adequada e para que a função imunológica seja eficaz. Dentre os mais importantes são vitamina A, vitamina D, zinco e vitaminas do complexo B.
Um estudo demonstrou que a vitamina D ajudou a manter a baixa permeabilidade intestinal em 27 pacientes com doença de Crohn em remissão.
Probióticos
Probióticos podem ajudar a reduzir o vazamento intestinal.
Alguns cientistas sugerem que eles podem fortalecer ligações entre células intestinais e restaurar a integridade da barreira intestinal. Cepas como Lactobacillus rhamnosus, L. acidophilus, Streptococcus thermophilus, L. plantarum, L. paracasei, L. gasseri, Bifidobacterium infantis, L. helveticus, B. longum, L. plantarum e L. reuteri são capazes de desempenhar essa ação, porém somente um profissional habilitado poderá identificar as quantidades e quais são as principais cepas para o tratamento do leaky gut.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Um estilo de vida saudável, exercícios com moderação e uma dieta equilibrada e rica em fibras podem ajudar a melhorar a saúde intestinal. Certos fatores genéticos também parecem influenciar a função da barreira intestinal e estratégias adaptadas ao DNA podem ser consideradas.
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf