Para que serve e quais benefícios do Licopeno
LICOPENO: VOCÊ SABE O QUE É E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
O QUE É?
O licopeno é um nutriente proveniente de vegetais que também atua como pigmento responsável pela coloração avermelhada de frutas como tomate e melancia, o que explica seu teor mais alto nesses alimentos. O licopeno é classificado como um carotenoide e tem sido associado a diversos benefícios para a saúde, os quais vão desde à saúde do coração até à proteção contra queimaduras solares. Estes benefícios estão relacionados às fortes propriedades antioxidantes da classe dos carotenoides. Como já abordado em outros conteúdos do nosso blog, os antioxidantes são responsáveis por neutralizar os radicais livres, os quais, em excesso, são prejudiciais ao organismo. Dessa forma, quando os níveis de radicais livres superam os níveis de antioxidantes, ocorre um estresse oxidativo que se relaciona a algumas doenças crônicas, como: câncer, diabetes , doenças cardíacas e, até mesmo, a doença de Alzheimer. Uma pesquisa demonstrou que, entre outros antioxidantes, o licopeno pode ajudar a manter esses radicais livres em equilíbrio, o que é capaz de ajudar a proteger o organismo contra essas condições[1].
BENEFÍCIOS DO LICOPENO PARA A SAÚDE
DIMINUIÇÃO DOS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDÍACAS
Um estudo demonstrou a capacidade dos carotenoides de, em geral, ajudarem na saúde cardiovascular[2].
Baseado nisso, outros estudos validaram a ação do licopeno nesse sentido de reduzir os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Nesses estudos, foi demonstrado que o licopeno pode reduzir os danos dos radicais livres, bem como diminuir os níveis de colesterol LDL total e aumentar o colesterol HDL[3],[4].
Um outro estudo que teve 10 anos de duração constatou que indivíduos com dietas ricas em licopeno foram associadas a ter um risco 17 a 26% menor de doença cardíaca. Uma revisão recente associa ainda mais altos níveis sanguíneos de licopeno com um risco 31% menor de acidente vascular cerebral[5],[6].
PROTEÇÃO CONTRA DANOS SOLARES
Algumas pesquisas sugerem que o licopeno parece proteger contra os efeitos nocivos da luz solar[7],[8].
Um outro estudo promoveu a ingestão diária de 8 a 16 mg de licopeno e os resultados foram positivos: houve redução da intensidade da vermelhidão da pele após a exposição aos raios UV em 40 a 50%. Neste estudo, porém, os suplementos que forneceram uma mistura de licopeno e outros carotenoides foram mais eficazes contra os danos causados pelos raios UV do que aqueles que forneceram apenas licopeno[9].
Ainda assim, não é recomendada a substituição do protetor solar.
OUTROS BENEFÍCIOS
- Pode ajudar a visão: o licopeno pode prevenir ou retardar a formação de catarata e reduzir o risco de degeneração macular, a principal causa de cegueira em adultos mais velhos[10],[11].
- Pode reduzir a dor: o licopeno pode ajudar a reduzir a dor causada por danos nos nervos e tecidos[12],[13].
Pode proteger a saúde do cérebro: as propriedades antioxidantes do licopeno podem ajudar a prevenir convulsões e perda de memória em doenças relacionadas à idade, como Alzheimer[14],[15],[16].
- Pode contribuir para ossos mais fortes: a ação antioxidante do licopeno pode retardar a morte das células ósseas, reforçar a arquitetura óssea e ajudar a manter os ossos saudáveis e fortes[17].
Apesar de serem benefícios potenciais, até o momento, estes foram observados apenas em ensaios in vitro. Sendo assim, é necessária a realização de estudos em humanos antes que conclusões fortes possam ser feitas e esses outros benefícios possam ser, de fato, comprovados.
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? ESCREVA PARA NÓS AQUI NOS COMENTÁRIOS!
Escrito por:
Equipe Técnico-Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas? Entre em contato pelo nosso Whatsapp: (32) 99841-0209
Instagram: @pharmesbr