Para que serve e quais benefícios da Huperzia serrata
-
O que é?
Huperzia serrata é um musgo aplicado há séculos pela medicina chinesa no tratamento de demência, febre e inflamação. Seu alcaloide isolado recebeu o nome de huperzine A e é a molécula bioativa da H. serrata.[1]
Conheça a nossa fórmula exclusiva:
-
Como funciona?
Huperzine A é um inibidor seletivo de acetilcolinesterase (AchE): uma enzima presente no cérebro de mamíferos que catalisa a hidrólise da acetilcolina, dando origem à colina e ao ácido acético. Inibindo a enzima, não há quebra do neurotransmissor resultando em aumento de acetilcolina na fenda sináptica.[2]
Além disso, o ativo tem sido considerado o mais favorável dentre os agentes anticolinesterásicos usuais, como fisostigmina, tacrine e donepezil para tratar demência causada pela deficiência de acetilcolina, incluindo doença de Alzheimer, miastenia gravis e deficiência da memória associada à idade. Inclusive, apresentou menos efeitos adversos do que estes anticolinesterásicos.[3]
Conheça a nossa fórmula exclusiva:
-
Principais benefícios:
- melhora nos quadros de demência, doença de Alzheimer e perda de memória em decorrência da idade: a efetividade do huperzine A para essas condições pode resultar, em partes, pela sua habilidade em atenuar a toxicidade mediada pelo glutamato.[4]
- neuroproteção: huperzine A atua como neuroprotetor contra o glutamato[4], o qual, em concentrações normais, este medeia grande parte da transmissão sináptica excitatória do cérebro de mamíferos. Contudo, sua presença em quantidades excessivas pode causar a morte celular. Além disso, é capaz de reduzir a toxicidade induzida por peróxido de hidrogênio (H2O2).[5] Esses dados apontam o huperzine A como um potente agente neuroprotetor, não apenas onde os neurônios colinérgicos estão prejudicados, mas também sob condições em que as funções glutamatérgicas estão comprometidas.
- neurogênese: um estudo demonstrou que huperzine A foi capaz de promover a proliferação de células-tronco neurais do hipocampo.[6]
Melhora a função de memória
Os benefícios de saúde mais comuns da huperzia serrata incluem sua capacidade de aumentar o desempenho da memória. E por causa disso, é frequentemente usado em suplementos para melhora de memória.
Pesquisas sugerem que a huperzia serrata aumentanda os níveis cerebrais de acetilcolina. Também é frequentemente usado com outros nootrópicos para melhorar a memória, como colina e alfa GPC.
Embora essa ação da acetilcolina beneficie seriamente a função cognitiva na doença de Alzheimer, ensaios clínicos indicam que ela também pode melhorar a memória e o aprendizado em adultos mais jovens.
Prevenção de perda de memória relacionado a idade
Huperzia serrata pode ser especialmente eficaz quando se trata de prevenir a perda de memória.
Ajuda a proteger o cérebro do dano oxidativo que acompanha os problemas de saúde mental relacionados à idade para pacientes com Alzheimer, doença de Parkinson e outras formas de demência.
Além disso, ensaios clínicos também indicam que a huperzia serrata pode ajudar com problemas de função cognitiva, como confusão mental e fadiga mental.
Ambos são problemas subclínicos que podem agravar a memória fraca e a cognição prejudicada.
Aumenta a acetilcolina
Quando atinge o cérebro, a huperzia serrata atua como um inibidor da colinesterase para ajudar a preservar os níveis de acetilcolina, melhorando a transmissão da memória.
Esse mecanismo mantém os níveis de acetilcolina elevados, o que está ligado a vários aspectos da função memória. Pode melhorar a memória, beneficiar o aprendizado, aumentar o estado de alerta e evitar o declínio cognitivo.
Altos níveis de acetilcolina também podem aumentar a sinalização cerebral e aumentar a recuperação da memória.
Algumas pesquisas indicam que a huperzia serrata pode ser igualmente, se não mais potente do que os medicamentos inibidores de acetilcolinesterase prescritos.
Melhora o sono e os sonhos lúcidos
Huperzia serrata pode ser capaz de produzir sonhos mais lúcidos nas pessoas. Este é um estado em que o sonhador está ciente de seu sonho e pode até controlar o que acontece no sonho.
Seu papel na melhora do sono e sonhos lúcidos pode ser o seu envolvimento em seus efeitos inibidores da acetilcolina.
Estudos mostram que os inibidores de acetilcolina podem melhorar o sono REM. Este é o estado de sono onde ocorre a maioria dos sonhos lúcidos.
Trata a doença de Alzheimer e a demência
A maioria dos ensaios clínicos envolvendo suplementos de huperzia serrata se concentra no potencial neuroprotetor da planta para o tratamento da doença de Alzheimer.
Embora a doença de Alzheimer não tenha cura absoluta, existem opções de tratamento que atenuam e estabilizam os sintomas.
Um ensaio clínico mostrou-se promissor em relação à segurança e eficácia da huperzia serrata na redução dos sintomas de neurodegeneração.
Reduz os sintomas da depressão
Huperzia serrata também pode ser benéfico para reduzir os sintomas de depressão. Às vezes é usado como um medicamento adicional para pacientes com depressão.
Estudos sobre o assunto investigaram a administração de huperzia serrata a pessoas em tratamento antidepressivo. Os participantes do estudo que tomaram antidepressivos e huperzia serrata apresentaram melhora mais significativa na função cognitiva e na qualidade de vida.
Um estudo em animais investigou os efeitos ansiolíticos da huperzina A com resultados mostrando que bloqueava os receptores que aumentavam a ansiedade. Também alterou os neurotransmissores que contribuíram para esse efeito.
Embora possa não resolver completamente a depressão, estudos indicaram que ajuda a resolver os sintomas cognitivos da depressão mais rapidamente do que placebos em testes em humanos.
Previne a toxicidade do glutamato
O glutamato é um poderoso neurotransmissor excitatório conhecido por seu envolvimento na sinalização entre as células nervosas.
Embora isso seja útil para os aspectos de aprendizado e memória quando o glutamato está presente em níveis normais, concentrações mais altas podem se tornar tóxicas e causar danos às células e até a morte celular.
Essa excitotoxicidade crônica é frequentemente indicativa de receptores hipersensíveis que ocorrem em condições de saúde neurodegenerativas.
Os sintomas comuns desta condição incluem inquietação, ansiedade, sensibilidade à dor aumentada e foco e concentração reduzidos.
Essa excitotoxicidade é especificamente perigosa para pessoas mais velhas, pois o envelhecimento tende a tornar os receptores mais sensíveis. Isso, por sua vez, torna os neurônios mais vulneráveis à toxicidade do glutamato .
Quanto tempo huperzia serrata leva para funcionar?
huperzia serrata é um composto solúvel em água, então você não precisa tomá-lo com uma refeição. Uma vez que tem pelo menos uma meia-vida de 24 horas, recomenda-se o ciclo deste nootrópico.
Isso significa usá-lo em dias alternados ou mesmo apenas duas vezes por semana.
huperzia serrata tem um pico inicial rápido tornando-se disponível dentro de 5-10 minutos após a ingestão e atingindo o pico de concentração em uma hora ou mais.
Os sinais de que você pode precisar de huperzina A incluem comprometimento cognitivo que afeta a memória e o pensamento. Normalmente, eles se tornam mais aparentes à medida que a pessoa envelhece.
Outros sinais incluem fadiga muscular e fraqueza ou falta de alerta.
Huperzia serrata tem efeitos colaterais?
Huperzia serrata são considerados seguros para uso apenas a curto prazo (menos de 3 meses).
Sua segurança a longo prazo não foi estudada adequadamente, por isso é melhor usá-lo apenas a curto prazo. Ensaios clínicos mostram que huperzia serrata é seguro para tomar em dosagens reguladas por até 12-24 semanas quando usado para tratar a doença de Alzheimer.
Quando tomado nas quantidades recomendadas para suplementação, não há evidências de que a huperzia serrata apresente efeitos colaterais graves.
Conclusão
Embora usada principalmente como tratamento para a doença de Alzheimer, a huperzia serrata também pode ser eficaz para várias outras condições.
Você pode melhorar seu aprendizado e memória, prevenir o declínio cognitivo e aumentar a energia com huperzia serrata. Também possui um bom perfil de segurança quando usado nas quantidades recomendadas.
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf