PLANT BASED
Plant based é o mesmo que alimentação vegana ou vegetariana?
Não. As dietas baseadas em plantas (Plant based) são caracterizadas pela eliminação ou apenas redução do consumo de produtos de origem animal, priorizando os alimentos que vem da terra sem necessariamente excluir a carne de vez. Já a alimentação vegana se priva por total a ingestão de produtos de origem animal.
Já os alimentos industrializados ultraprocessados (produzidos com farinhas refinadas e carregados de corantes, conservantes e outros aditivos artificiais) são retirados do cardápio. Na alimentação vegana, por sua vez, não está necessariamente a exclusão desses compostos.
Não se engane que ao optar por dieta plant based seu consumo de proteína será menor. Existem diversas fontes de proteínas vegetais como opções: grãos e leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, quinoa, castanhas.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
Quais os benefícios?
As plantas são capazes de produzir compostos bioativos ou fitonutrientes, que não são encontrados em alimentos como carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e nem minerais, mas que nos beneficiam com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, moduladoras do sistema imune e do perfil lipídico.
Esses compostos bioativos como as antocianinas, substâncias encontradas em berries, beterraba e ameixas, dentre outras, com potentes antioxidantes que combatem os radicais livres. Outro composto bioativo com função anti-inflamatória e antioxidante é a curcumina encontrada no açafrão-da-terra, da variedade indiana Curcuma longa. Já na canela, uma das especiarias mais antigas do mundo, encontram-se propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
É importante dizer que antes de adotar uma dieta Plant based, você deve procurar orientação médica e de um nutricionista, fazer uma série de exames como hemograma completo e saber se possui alguma deficiência pré-existente como a de vitamina B12, ferro e ácido fólico, já que são os alimentos derivados e de origem animal que fornecem grande parte desses nutrientes, além, é claro, de serem a maior fonte de proteínas que ingerimos diariamente.
Busque sempre orientação e o acompanhamento de um profissional para evitar refeições nutricionalmente pobres e tenha em mente a importância que a adoção de hábitos saudáveis unidos à alimentação podem beneficiar a sua saúde.
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf