BENEFÍCIOS DAS ENZIMAS DIGESTIVAS
-
Quais os benefícios das enzimas digestivas?
As enzimas digestivas são essenciais para a absorção de vitaminas e nutrientes provindas da alimentação. As principais enzimas são: protease (digestão da proteína, sendo algumas específicas para glúten e caseína), amilase (digestão de carboidratos), lipase (digestão de gorduras), lactase (digestão da lactose) e pancreatina (composta de amilase, protease e lipase). Além destas, existem as enzimas proteolíticas vegetais: bromelina (oriunda do abacaxi) e papaína (do mamão). A digestão incompleta das proteínas gera aumento das alergias alimentares e dificuldades digestivas importantes.
As enzimas digestivas são um amplo grupo de enzimas que decompõem grandes nutrientes como gorduras, proteínas e carboidratos e essencial para absorção de vitaminas e nutrientes provindos também da alimentação. O corpo produz naturalmente a maioria dessas enzimas no pâncreas, enquanto quantidades menores são produzidas no estômago, intestino delgado e boca.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
-
Como as principais enzimas ajudam a absorver nutrientes de alimentos específicos?
- proteases quebram proteínas em aminoácidos
- lipases quebram gorduras em ácidos graxos
- amilases quebram carboidratos em açúcares simples, como a glicose
-
Papel das enzimas digestivas
O principal papel delas é ajudar a digestão e a quantidade, bem como a atividade dessas enzimas no organismo dependem de um conjunto complexo de fatores. Os suplementos de enzimas digestivas podem parecer uma opção fácil e eficaz para compensar os baixos níveis e melhorar a digestão.
Pesquisas preliminares sugerem que as enzimas digestivas podem ajudar com vários distúrbios digestivos, inflamação, infecções intestinais e muito mais.
Ainda assim, as enzimas digestivas não são pílulas mágicas e podem ajudar apenas em determinadas situações.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
-
Suplementar ou não suplementar enzimas digestivas?
Se você tem baixos níveis de enzimas e sofre de indigestão, geralmente, são apresentadas duas opções básicas: tomar suplementos de enzimas ou trabalhar para mudar sua dieta e estilo de vida para aumentar sua produção de enzimas.
Dito isso, não é que você precise escolher estritamente um ou outro. Os suplementos de enzimas digestivas podem parecer um salva-vidas a curto prazo para alguns e, muitas vezes, ajudam a diminuir os sintomas de indigestão. Mas eles, geralmente, não são uma solução a longo prazo .
-
O que causa níveis baixos de enzimas digestivas?
Baixos níveis de enzimas digestivas mostram que o pâncreas não está funcionando adequadamente e está lutando para produzir importantes compostos digestivos. Sob forma grave, essa condição é chamada insuficiência pancreática exócrina (IPE). Nessa condição, as células do pâncreas que produzem enzimas digestivas são destruídas ao longo do tempo .
-
Outras condições podem diminuir a produção de enzimas digestivas:
Fibrose cística, pancreatite crônica, câncer de pâncreas e síndrome de Zollinger-Ellison, diabetes, obesidade, triglicérides altos, resistência à insulina, síndrome metabólica, autismo, doença hepática gordurosa não-alcoólica, radioterapia do câncer e/ou quimioterapia, permeabilidade intestinal, doença celíaca, síndrome do intestino curto, úlceras estomacais, doenças autoimunes (doença de Crohn, esclerose múltipla, lúpus), alguns distúrbios genéticos. Além disso, a produção de enzimas digestivas também diminui gradualmente com o envelhecimento.
Conheça nossa fórmula exclusiva:
-
Enzimas digestivas vs probióticos
Por ser um grupo tão diverso como as enzimas digestivas, talvez apenas uma outra categoria seja ainda maior e mais diversificada: probióticos. As "boas enzimas" e as "boas bactérias" se dão muito bem em seu intestino e apresentam um relacionamento muito estreito.
Embora um precise do outro, cada um tem um papel e função específicos. A diferença mais óbvia é que as enzimas digestivas são proteínas produzidas pelos órgãos digestivos que atuam principalmente no intestino, enquanto os probióticos são bactérias que tendem a viver no cólon.
As enzimas digestivas decompõem gorduras, proteínas e carboidratos em nutrientes menores que você pode absorver. Os probióticos, em poucas palavras, mantêm sua função imunológica, digerem as fibras e também influenciam seu humor através do eixo intestino-cérebro.
Várias bactérias no seu intestino podem produzir proteases, lipases e amilases. Por outro lado, as enzimas digestivas podem aumentar a atividade de boas bactérias. Por esse motivo, probióticos e enzimas digestivas podem ser uma ótima combinação. Probióticos aumentam a atividade enzimática digestiva e vice-versa.
Estudos preliminares apóiam a teoria de que enzimas digestivas e probióticos agem em conjunto como parte da "mega-rede" do intestino.
LEIA OUTROS CONTEÚDOS DE NOSSA EQUIPE!
Obrigado pelo comentário em nosso site.
Farmacêutico - Sávio Cavalari
R: Aconselhamos o mix de enzimas 30 minutos antes do almoço e os probióticos a noite.
R: A utilização de Betaina HCl pode lhe auxiliar para estes benefícios.
R: Não existe relação de proibição com a suplementação dos dois.