PHARMES SAÚDE MENTAL: Jogos de memória
Vamos para o nosso próximo conteúdo da série PHARMES SAÚDE MENTAL e hoje o tema é jogos!
Esse tema é bastante amplo e atinge a todos os públicos, visto que crianças precisam de um estímulo maior de jogos educativos, adolescentes e jovens gostam mais de jogos eletrônicos, adultos e idosos tendem a gostar mais de jogos de tabuleiro… Mas não importa! A ciência diz que, independente do tipo de jogo, todos eles têm a capacidade de estimular o nosso cérebro e trazer benefícios para a nossa saúde mental.
Conheça a nossa fórmula exclusiva:
-
POR QUE OS JOGOS DE MEMÓRIA PODEM AJUDAR NA SAÚDE DO SEU CORPO E DA SUA MENTE?
Os jogos, assim como a prática da leitura abordada em um post anterior, funcionam como uma ginástica para o cérebro e estimulam a capacidade cognitiva, além de agir no completo bem-estar do corpo e da mente. Segundo o neurologista José Luiz de Sá Cavalcanti, ao jogar algum jogo, ocorre uma estimulação de diversas áreas do cérebro, como a responsável pela visão e as temporais e frontais da memória, onde reagem o planejamento, os limites de atuação e o convívio entre pessoas.
Conheça a nossa fórmula:
-
BENEFÍCIOS DOS JOGOS DE MEMÓRIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL
- estímulo à concentração, à observação e à estratégia: a maioria dos jogos exigem foco e concentração na atividade e, dessa forma, pode melhorar esses atributos.
- melhora do desempenho cognitivo: a capacidade visual de jogadores de eletrônicos regulares é notavelmente melhor do que em outros jogadores ou mesmo aqueles que nunca jogaram, sendo que, em geral, a opinião de especialistas é a de que jogos estratégicos, criativos, dentre outros, jogados por um determinado período de tempo, podem melhorar a sua saúde mental.
- melhora da integração entre as pessoas: muitos jogos, sejam eles de tabuleiro, memória, eletrônicos ou outros, demandam a integração com outras pessoas, o que atua de forma benéfica para a interação social, tão necessária à saúde mental humana.
- redução do estresse: um estudo da RealNetworks demonstrou que, por funcionarem como uma válvula de escape para o cérebro, ajudam a deixar suas preocupações diárias para trás por um tempo e fazer algo completamente diferente.[1]
- apoio ao equilíbrio mental e melhora do relaxamento: o mesmo estudo atestou que os jogos atuam como um método eficiente no equilíbrio da mente e para um melhor relaxamento, justamente, por operarem no cérebro liberando neurotransmissores que são capazes de promover estes benefícios.[1]
- apoio à atividade física: alguns jogos, em especial, os eletrônicos, contam com sensores de movimento, que são peças-chave para a diversão, distração e também movimentação do corpo.
- desenvolvimento de habilidades perdidas ou aprendizado de outras habilidades.
Conheça a nossa fórmula de sulbutiamina:
-
ALGUNS JOGOS E OS BENEFÍCIOS PARTICULARES DE CADA UM DELES:
- damas: promove o desenvolvimento da criatividade, da concentração, da memorização, além de incentivar a disciplina.
- xadrez: possibilita o desenvolvimento da capacidade de antecipar situações possíveis de problemas e ainda consegue assimilar tudo de forma mais rápida. Com este jogo, os praticantes precisam elaborar mentalmente quais caminhos serão percorridos e quais serão as possibilidades para chegar até o fim. Isso faz com que eles passem a contar com uma mente vigorosa, ativa e com músculos mentais bem desenvolvidos.
- baralho: não apenas as cartas, mas os outros jogos, por terem regras, impõem limites que devem ser obedecidos. Além disso, servem como exercícios de atenção, linguagem, processamento visual, memória, raciocínio, resolução de problemas e planejamento.
- videogame: aumento do raciocínio lógico e da agilidade, além de aumento da coordenação e da atenção.[2]
Escrito por:
Equipe Técnica Científica Pharmes - Farmácia de Manipulação
Dúvidas entre em contato pelo nosso Whatsapp (32) 99841-0209
Instagram - @pharmesjf